SOROCABA CAMPEÃ NO BOXE FEMININO E MASCULINO DOS JOGOS ABERTOS 2024
- LISOBOXE
- 16 de dez. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 18 de dez. de 2024

De 8 a 21 de dezembro, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo está realizando o 86° Jogos Abertos do Interior – Horácio Baby Barioni, em São José do Rio Preto e na semana de 9 a 13 de dezembro, o Centro Esportivo do “Pinheirinho” recebeu as disputas de Boxe, em parceria com a Equipe de Arbitragem da LISOBOXE, que de forma impecável realizou as rodadas com toda segurança e qualidade que as equipes, público e patrocinadores merecem.
Todas as rodadas iniciavam às 7h, com a pesagem oficial e exame médico dos atletas e as lutas iniciavam às 14h. Essa edição dos Jogos, contou com a participação de 25 equipes representando cidades paulistas, com um total de 130 boxeadores, logo, o Pinheirinho foi palco de excelentes confrontos que proporcionaram uma programação muito agradável para todos os espectadores presentes.

A equipe SESI / Prefeitura de Sorocaba viajou com um total de 17 boxeadores do Juvenil Feminino e Elite Masculino. Todos medalharam, conquistando 4 medalhas de ouro no feminino, com: Ilana Daltro, na categoria 52kg; Thifany Barbosa, no 54kg; Jéssica Coutinho, na categoria 57kg e Karen de Lima, na categoria 60kg.
No masculino também conquistaram 4 ouros, com: Fábio Dourado (54kg), Laion Souza (57kg), Luiz Carvalho (86kg) e Luis Rotta (92kg). 4 medalhas de prata, com: Gabriel Rodrigues (48kh), Tauã Cardoso (52kg), Wallison da Cruz (67kg) e David Guiedes (+92kg). Além de 3 bronzes com: Leandro Coelho (60kg), Charles Rodrigues (63,5kg) e Vitor Melo (75kg);

E com esse desempenho impecável, Sorocaba dominou o topo do ranking por equipes nas duas classes que participou, primeiramente no Juvenil Feminino, com 22 pontos; em seguida ficou Campinas, com 20 pontos e em 3° lugar, Araçatuba, com 8 pontos.
Sorocaba também liderou o 1º lugar na classificação do Elite Masculino, com 49 pontos; em 2° lugar ficou São José dos Campos, com 41 pontos e Indaiatuba encerrou o pódio, em 3° lugar, com 21 pontos.
O Professor Vladimir Juliano de Godoi, treinador da equipe sorocabana, comentou: “A gente encerra o ano com chave de ouro, muito feliz pelas conquistas, é inédito para Sorocaba, 2 títulos por equipe: No feminino e masculino, isso nunca havia acontecido e acho que não só na modalidade do Boxe, mas talvez foram raras as vezes que as classes feminina e masculina de Sorocaba conquistaram o título, não me lembro disso desde que estou nos Jogos Abertos. A gente conseguiu um feito bem bacana para a cidade, então estou bastante feliz com o resultado do trabalho, muito contente pelos atletas, pelo desempenho da equipe.
Agora é a gente descansar nesse final de ano com nossas famílias, para voltar em janeiro e retomar de novo o trabalho, para poder fazer melhor do que foi feito esse ano e manter essa referência que nós somos, tanto no trabalho social, quanto nas competições, equipe, curso etc.
Agradeço bastante também toda a parceria da Prefeitura, porque sem a Prefeitura de Sorocaba, o trabalho seria impossível desde que eu comecei aqui, em 2004, então devemos coroar esse título que não é só da gente, mas é da Prefeitura de Sorocaba através da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida, dos atletas e comissão técnica, dos parceiros, hoje o SESI é um parceiro muito forte, a Ghimper Academias, Adidas (ACS Boxe) e MKS, Contábeis Sorocaba e Centro Avançado de Ortopedia. Todos nós que conquistamos esse título, tem muitas mãos para fazer com que esses meninos subam no ringue e consigam desempenhar o trabalho deles.”
Um grande destaque da equipe, foi o atleta Luiz Carvalho, atual campeão brasileiro na categoria 80kg, campeão do sul-sudeste e invicto durante o ano de 2024, vencendo todas as lutas e campeonatos que participou durante o ano. Luiz foi revelado e iniciou sua carreira como boxeador no núcleo do Maria Eugênia em Sorocaba do projeto social “Boxe: Uma Luz para o Futuro”, da LISOBOXE.

O campeão sorocabano enfrentou um novo desafio nesses Jogos Abertos, disputando uma categoria acima (86kg) e ainda assim obteve êxito. Na luta da final, na quinta-feira (13), Luiz enfrentou Davi Pires, representante da cidade de Campinas e convocado pela CBBoxe – Confederação Brasileira de Boxe para compor a Equipe Nacional Ampliada 2025. O sorocabano iniciou o combate no 86kg, perdendo na pontuação dos juízes, pois seu adversário, Davi, conseguiu dominar sua distância e atirar golpes mais evidentes. Porém, nos 2 rounds seguintes, Luiz reverteu o cenário e dominou a luta, atirando um alto volume de golpes fortes na média e curta distância, o que levou seu adversário a cometer consecutivas faltas, na tentativa de evitar os ataques e assim perdeu 2 pontos. Assim sendo, Luiz foi campeão por decisão unânime na pontuação dos juízes.

Espetacular LiSoBoxe 🥊😍
Lisoboxe no lugar mais alto mais uma vez orgulho de fazer parte dessa equipe.