top of page
Buscar

PÓDIO DUPLO DA EQUIPE SESI / PREFEITURA DE SOROCABA NO BOXING CLUB WORLD CUP


Durante o último feriado nacional, mais especificamente do dia 1 a 5 de novembro, a cidade do Rio de Janeiro sediou a 1° edição do Boxing club world cup, realizado pela ADAAN (Associação Desportiva Almirante Adalberto Nunes) em parceria com a LBCB (Liga Brasileira de Clubes de Boxe), apoio da Marinha do Brasil e CEFAN (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes). O local da competição foi o Comando Geral da Marinha, que é o Centro de Educação Física - Almirante Adalberto Nunes, localizado na Avenida Brasil, 10590 - Penha, Rio de Janeiro – RJ.



Foi a primeira copa do mundo de clubes de boxe realizada no país e reuniu os melhores boxeadores do mundo integrantes de clubes, esta edição contou com 10 países, como Brasil, Argentina, Angola, México, Venezuela, dentre outros; num total de 70 atletas distribuídos em 10 categorias de peso, sendo todos eles da classe elite (+18 anos).

A preparação para a disputa iniciou dia 01/11 com a chegada das delegações a partir das 7h e no dia seguinte, dia 2, houve o congresso técnico e sorteio do chaveamento das lutas das 9:15 às 10h. Para os boxeadores, a programação iniciou efetivamente no dia 2 com a pesagem dos atletas das 7h às 8:30h, que ocorreu em todos os demais dias da competição neste mesmo horário e posteriormente, no período da tarde aconteciam os combates.

A fase das eliminatórias foi na quinta-feira (2) a partir das 14:30h; no dia 3 foram as semifinais, também a partir das 14:30h e as finais, junto com a premiação dos atletas, ocorreram no dia 4, a partir das 18h.

A equipe sorocabana de boxe Sesi SP / Prefeitura de Sorocaba, mantida pela Liga Sorocabana de Boxe e Artes Marciais – LISOBOXE compareceu ao campeonato com 2 atletas, Luiz Carvalho e David Guiedes, visto que ambos conquistaram suas vagas no Campeonato Brasileiro de Boxe de Clubes, realizado no mês de Setembro, no qual David foi vice campeão nos pesos pesados e Luiz conquistou o título da categoria meio pesado.

Os boxeadores viajaram acompanhados pelo treinador Vladimir Juliano de Godoi, na madrugada da quinta-feira (2) para chegarem logo de manhã no local da pesagem oficial, e em seguida, o treinador participar do congresso técnico e sorteio das chaves.

Luiz Carvalho representou a equipe, na categoria meio-pesado (81kg) e em sua primeira luta, na quinta-feira (2), enfrentou Lucas Mateus da Silva, representante da ADAAN/Marinha do Brasil e venceu o atleta da casa por nocaute a 2 minutos e 22 segundo do primeiro round, no qual Luiz com sua característica física impôs um ritmo forte como de costume e soube trabalhar muito bem as pernas para variar os ângulos de ataque, mantendo a curta distância e aplicando fortes combinações de ganchos e cruzados no corpo e cabeça de seu adversário e assim o experiente árbitro internacional e olímpico, John Kennedy, abriu três vezes a contagem protetora contra Lucas, após receber fortes golpes na cabeça, desta forma obrigando o árbitro a encerrar o combate e declarar o sorocabano vencedor. O combate entre os boxeadores foi muito aplaudido pelo público presente, e o respeito de todos pelo atleta sorocabano ficou evidente após o anúncio do resultado.


Em seu segundo combate, na final, Luiz Carvalho enfrentou Cleverson de Melo, também da Marinha do Brasil, no qual o atleta da casa utilizou muito o “clinch” e até cometeu faltas que não sofreram advertências durante toda a luta, assim evitou ataques do sorocabano e obteve a vitória por decisão unânime dos juízes. Foi assim que Luiz Carvalho ficou com a medalha de prata e como vice-campeão da copa mundial de clubes.

Luiz Carvalho comentou sobre sua perfomance no campeonato: “Sobre o evento do Mundial de clubes para mim foi um evento muito proveitoso, por ser um evento no final do ano com grandes atletas dentro da Marinha. Fiz duas lutas contra atletas da casa, ganhei na primeira por rsc no primeiro round nos dois minutos e 20 segundos e fiz a segunda luta contra outro atleta da casa, mas infelizmente não consegui impor o meu trabalho e saí do mundial com a medalha de prata, mas contente com meu desempenho pois consegui fazer boas lutas com um ótimo desempenho, fico contente pelo meu desempenho na competição mas infelizmente o ouro não veio desta vez.”

O outro sorocabano a subir no ringue foi David Guiedes, na categoria 91kg, enfrentando o fortíssimo atleta da Marinha e seleção brasileira, Ramon Batagello. David fez um excelente combate, sendo muito equilibrado no primeiro round e segundo round e com uma pequena vantagem no segundo round para Batagello. Infelizmente no terceiro round o Sorocabano demonstrou cansaço no final do round, e ao perceber esta superioridade física, Batagello impôs um ritmo mais forte obrigando o árbitro encerrar o combate, após abrir três contagens protetoras contra David. Assim, David ficou com a medalha de bronze do Mundial de Clubes, ao ser derrotado por RSCB aos 2 minutos e 46 segundos do terceiro round.

“Estou focado nas lutas que terei pela frente e determinando a entregar o meu melhor.”, disse o Sorocabano sobre o resultado.



O treinador Vladimir de Godoi também comentou: “Foi uma competição complicada, a gente teve um resultado diferente do que a gente queria, principalmente na luta do Luiz com a arbitragem muito confusa, tendenciosa e eu acabei me exaltando, tendo uma postura nada profissional durante a luta do Luiz na final, de tamanha revolta que eu estava. Enfim, o adversário do Luiz enfiou o dedo no olho dele no primeiro round e ele teve que lutar boa parte do combate com meia parte da visão, então assim, foi muito complicado. Mas de um modo geral, ter dois atletas medalhistas na copa do mundo de clubes é muito bom, só que a gente fica triste porque poderia ter sido melhor, então é isso, agora é descansar, trabalhar e fazer o planejamento desse final de ano para que a gente possa ter um 2024 tão bom ou até melhor do que foi 2023.”


A Liga Sorocabana de Boxe, conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, Escritório Contábil Sorocaba, SESI São Paulo, Adidas Combat Sport, MKS Combat e Ghimper Academias, que são imprescindíveis para a realização de todo o trabalho desenvolvido pela organização esportiva.


As lutas foram transmitidas ao vivo e ainda podem ser acessadas no canal do YouTube da LBCB - Liga Brasileira de Clubes de Boxe: https://m.youtube.com/@lbcboxe/streams





3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page