top of page
Buscar

LISOBOXE RECRUTA NOVOS BOXEADORES


Durante o final do mês de janeiro, a Liga Sorocabana de Boxe iniciou a primeira fase da seletiva LISOBOXE e reuniu 21 candidatos nos dias 20 e 27 de janeiro às 14 horas no centro de treinamentos situado no SESI Votorantim. Essa é uma atividade importante feita todos os anos, no qual é realizado um processo para selecionar e captar atletas ou praticantes de boxe para a renovação da equipe competitiva que representa o SESI-SP / Prefeitura de Sorocaba, mantida pela LISOBOXE. 

Para os interessados em se tornarem atletas de boxe e competir em alto rendimento, é uma verdadeira “oportunidade de ouro” para integrar uma das principais equipes do país, que já revelou grandes nomes, como Abner Teixeira, Leandro Coelho, Luiz Carvalho e Laryssa Galdino, através da liderança e coordenação do Prof. Vladimir Juliano de Godoi, um grande profissional de Educação Física, referência no boxe brasileiro e membro da Academia Brasileira de Treinadores do COB. Além disso, todos os atletas que compõem a equipe, contam com diversos benefícios: treinos diários com o Prof. Vladimir, uniformes e equipamentos fornecidos gratuitamente, taxas de anuidade, de inscrições e viagens para as competições custeadas pela LISOBOXE, sessões de fisioterapia gratuitas e aqueles que alcançarem o título de campeão nos jogos abertos do interior, garantem o recebimento do bolsa atleta - programa da Prefeitura de Sorocaba. 

Nos dois sábados (20 e 27/01), os 21 candidatos participaram de aulas com cunho técnico e físico, a fim de avaliar o estado inicial deles e também houve um bate-papo no final de cada dia, diretamente com o Prof. Vladimir de Godoi, onde foi apresentada a história da Liga, a importância da equipe, o propósito desse projeto, os benefícios para aqueles que permanecerem e se tornarem atletas da equipe e as normas de conduta exigidas dentro e fora liga (visto que atitudes boas e ruins na sociedade também refletem diretamente na equipe), destacando a importância da disciplina e o cuidado com o corpo, mente e alma para que possam se tornar ótimos atletas e excelentes pessoas, o boxe está diretamente ligado a isso, pois aprimora muito além da técnica e parte física, mas a disciplina, autoconfiança etc. 

Essa primeira etapa da “peneira” passou pelos fundamentos básicos do boxe, através de exercícios como sombra, escola de boxe e corda. Os candidatos que seguiram para a próxima fase, já iniciaram os treinos em conjunto com a equipe principal a partir da última semana de Janeiro e durante o mês de fevereiro irão passar pela segunda etapa, treinando diariamente no CT da equipe, de segunda a sábado, com foco na melhora das habilidades motoras básicas e alinhamento técnico dos fundamentos – postura de combate, golpes retos, deslocamentos, defesas de braço e perna, para que possam compreender a base/fundamentos essenciais e posteriormente terem um bom desempenho no boxe, além de aprenderem a terminologia da modalidade, conhecendo os nomes dos exercícios, suas funções e a forma de executá-los. Isso será aplicado através de circuitos de habilidades e exercícios físicos de capacidade aeróbia, flexibilidade e força. 

Ao final desse período, os aspirantes que se mantiveram assíduos e desenvolveram um nível técnico mínimo, iniciam em março a terceira e última etapa, onde irão realmente começar a treinar boxe e assim aumenta o grau de exigência, ampliando o foco para além da parte técnica, com os treinos físicos e táticos também, no irão praticar efetivamente a luta e assim diferenciar a vida de um atleta e de um praticante. E a partir de abril, aqueles que forem aprovados no aperfeiçoamento técnico e físico, irão compor a equipe de atletas e treinarão em conjunto com a equipe principal, se preparando para as competições do 2° semestre, principalmente os JAI – Jogos Abertos do Interior e Campeonato Brasileiro. 

A equipe de boxe SESI-SP / Prefeitura de Sorocaba é mantida pela LISOBOXE – Liga Sorocabana de Boxe e conta com o apoio/patrocínio da Prefeitura de Sorocaba através da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida – SEQUAV, do SESI-SP, Ghimper Academias, Organização Contábil Sorocaba, Adidas Combat Sport, MKS Combat e Centro Avançado de Ortopedia/Instituto do joelho de Sorocaba. 

 

O coordenador técnico e treinador da equipe, Prof. Vladimir Juliano De Godoi, comentou: “Eu fico sempre muito feliz pelo interesse das pessoas, desses jovens em estarem vindo aprender com a gente, participando e muitos deles tem um sonho de se tornar um grande atleta, desenvolver-se dentro da modalidade. É bem bacana a gente conseguir contar com homens e mulheres, particularmente eu gostaria que as mulheres tivessem uma participação maior, mas infelizmente não depende da gente, é uma questão pessoal, mas o importante é que o boxe vem crescendo e o feminino também. 

Graças a Deus estamos bem servidos e iremos trabalhar agora com essa geração que está chegando, para que eles se sintam acolhidos e possam desenvolver o melhor deles, para que no final deste processo, dessas 2 etapas que faltam, eles possam tomar a melhor decisão e se for do interesse deles, que venham compor a equipe, porque a gente precisa estar sempre renovando, descobrindo e revelando talentos. E como o tempo para preparar um atleta é longo, em média uns 4 anos, para formar um atleta de alto rendimento, quanto antes a gente conseguir ter material em mãos, melhor! E o conhecimento científico que eu tenho hoje, de uma metodologia já comprovada e vencedora, com a estrutura que a gente tem, graças a todos os parceiros, a gente consegue proporcionar treinos cada vez mais desafiantes, estimulantes, que exigem o necessário e protegem os atletas, para que eles possam desenvolver o seu máximo e poder estar competindo em alto nível. Então continuaremos com esse trabalho, para que a gente possa em breve ter novos talentos subindo no ringue, representando Sorocaba.” 


A aspirante Heloísa Puglia comentou: “Eu estou achando muito boa a seletiva, além de estar me fazendo bem fisicamente, também está fazendo bem para a minha saúde mental e apesar de só ter eu de mulher na seletiva, todos estão sendo muito legais comigo e os professores são muito bons também.  

Descobri que é um esporte desafiador e cansativo, mas vou continuar treinando cada vez mais, porque eu gosto bastante dessa luta, sempre quis praticar, mas não tinha coragem por medo de ser julgada pela minha família.” 



Outro novato na equipe, Ramon Haffner, fez o seguinte comentário: “A Lisoboxe sempre foi referência para mim, mas pensava que para fazer parte era preciso ser muito novo, até que vi o flyer da seletiva e isso me motivou. Tem sido muito bom, porque além do profissionalismo de peso, a empatia da equipe em receber os novos recrutas faz nos sentirmos acolhidos. Pretendo aprender cada vez mais, me superando e competir.” 


Já o aspirante Fauler Abon, disse: "A sensação dos dois primeiros dias, 20 e 27, foi de testar os meus limites, saber até onde eu poderia chegar uma vez que tivesse habilidade e resiliência, foi mais que isso, descobrir se era capaz de suportar tamanha carga de modo a realizar diariamente os desafios propostos pelos professores. Apesar dos músculos fatigados e da respiração pesada, o teste pareceu ao final, uma vitória e uma lembrança de que a jornada a percorrer será determinada pela minha frequência e constância dos treinos, através dos quais a busca por excelência caracteriza-se pela repetição e o desejo de vencer.  

Desde o meu primeiro contato com o esporte em 2019, no como CETREFE, centro de treinamento da liga na época, tive a oportunidade de conhecer os movimentos básicos e adquirir referências do esporte, pelo qual me tornei engajado, apesar de não ter dado continuidade na prática. Agora, alguns anos depois, a admiração pelos profissionais e pelo projeto permaneceu intacta, e com a oportunidade de participar da equipe, o desejo de fazer parte de algo maior, além de levar a sério a prática do nobre — o que tenho como princípio — com certeza me fez buscar o time. O meu desejo é de em um ano estar competindo e com muito trabalho, ganhando medalhas.” 


E o aprendiz Rafael Baraldi, comentou: “Eu sempre tive vontade de me dedicar a alguma luta. Com o passar dos anos eu fui conhecendo o Boxe, e da vontade de praticar foi nascendo a vontade de competir. 

Eu conheci a Liga por volta de maio do ano passado, enquanto pesquisava sobre a formação de um atleta de boxe, e decidi que queria ingressar. Hoje, conhecendo essa vivência mais de perto, dentro da seletiva e adquirindo dia após dia uma noção maior do que é o esporte, eu posso dizer que está sendo um período muito construtivo e de muito aprendizado, tanto dentro do âmbito do esporte, quanto para a própria vida.” 




73 visualizações4 comentários

4 Comments


Muito bom👏

Like

Tem sido muito bom e positivo em minha vida essa constância de treinos, muito inovador e focado total na disciplina. E quão gratificante é, mesmo sabendo dos nossos limites mas que dia após dia com muito esforço podemos nos vencer! Sou muito grato a Deus e a equipe Lisoboxe por essa baita oportunidade de estarem possibilitando extrair o meu melhor. Ainda quero dar muitos resultados positivos, somar com a equipe!!! Boxe 🥊

Like

Essa equipe é diferenciada, orgulho em fazer parte desse trabalho👊🏽❤️

Like

A renovação da equipe é fundamental e este projeto é excelente para transformar vidas, parabéns a todos que estão envolvidos, muito feliz por liderar este grupo.

Like
bottom of page