top of page
Buscar

Lisoboxe realiza vivência de boxe em escola de Itu e para universitários em Sorocaba

A segunda semana de março foi bem produtiva para a Liga Sorocabana de Boxe, visto que na quarta-feira, dia 6, a equipe levou o projeto "Lisoboxe nas escolas" à uma escola na cidade de Itu e atenderam um total de 68 crianças. Posteriormente, na sexta-feira, dia 8, receberam a visita de uma turma de estudantes de Educação Física, no núcleo do Centro Esportivo Maria Eugênia, onde vivenciaram um pouco da nobre arte.

A primeira atividade foi realizada na quarta-feira, 06/03, quando o projeto "Lisoboxe nas escolas" foi desenvolvido na Escola Vagalume/Colégio Lumen, no centro de Itu. A visita foi feita ás 14h, pelo professor e atleta de boxe, Leandro Coelho, acompanhado pela representante feminina da equipe, Laryssa Galdino.

O Prof. Leandro iniciou contando aos alunos um pouco sobre a história do boxe brasileiro e mundial, a história da Lisoboxe e sobre a sua carreira de 19 anos nesse esporte. Em seguida, os dois atletas fizeram uma vivência prática com a criançada, ensinando-os de forma lúdica, os fundamentos básicos do boxe: posição de combate, golpes retos (jab e direto) e passos planos (locomoção para trás, frente e lateral na posição de combate); depois apresentaram todos os equipamentos usados por lutadores e finalizaram com uma demonstração de combate, no qual as crianças que "julgam" e decidem o "vencedor".

Esse projeto chamado "Lisoboxe nas escolas" é realizado desde 2004, quando foi idealizado pelo Professor Vladimir Juliano de Godoi - fundador da Liga Sorocabana de Boxe & Artes Marciais, com a finalidade de massificar a prática esportiva no meio escolar, desmistificando paradigmas de que o boxe é ríspido e violento para crianças e adolescentes.

Essa visita também inaugurou um projeto interessante da escola, chamado "Atletas na Escola", iniciativa do professor de educação física do colégio, Rogério Gatti, que tem como objetivo mostrar para as crianças as diversas modalidades esportivas e atletas da região que as representam. O professor Rogério fez o seguinte comentário sobre a programação do dia 6: “Que legal! 🥊🌟 Os atletas e professores Leandro Coelho e Laryssa agitaram o colégio Vagalume/Lumen com uma aula super animada de boxe! Eles contaram tudo sobre a história desse esporte incrível e ainda mostraram na prática toda a técnica da luta. Os alunos e professores adoraram e ficaram simplesmente encantados com todo o conhecimento adquirido. 🎉🥊🤩 Muito obrigado aos atletas pela atenção e profissionalismo top!”

A coordenadora do colégio, Cássia Toledo, também acompanhou a atividade e relatou: “A visita dos atletas foi muito importante para nossos alunos que puderam conhecer um pouco mais sobre o esporte e compreender a seriedade desse esporte, muito além do estereótipo de "luta". A vivência deixou os alunos bastante estimulados. Foi um prazer recebê-los. Agradeço muito”

O professor Leandro Coelho fez um comentou sobre esse trabalho que realizou: “Na quarta fomos em ltu para poder falar um pouco sobre a modalidade do Boxe, esporte esse que nos dedicamos há 2 décadas para difundir suas variadas vertentes que vão além do alto rendimento, demonstramos que o boxe tem um ótimo resultado educacional, na saúde física e mental auxiliando na diminuição do estresse e até mesmo da depressão, um mal dos tempos atuais que vêm afligindo a sociedade. Agradecemos o convite e a oportunidade em levar um pouco da modalidade até essas crianças!”

Já a segunda atividade, na sexta-feira, dia 8, foi uma vivência de boxe ministrada pelo ex-lutador e professor de boxe, Juliano Ramos, realizada no núcleo da Lisoboxe no Centro Esportivo do Maria Eugênia, onde o público participante foi uma turma de 25 alunos do 7° semestre de Educação Física da FEFISO - Faculdade de educação Física da ACM de Sorocaba.

O Prof. Juliano desenvolveu uma aula com os universitários, onde iniciou comandando um aquecimento com todos, em seguida ensinou as técnicas básicas do boxe (posição de combate, golpes retos e passos planos), como aplicam essas técnicas nos sacos de pancada e terminou com alguns rounds para pular corda (exercício tipicamente usado no boxe, pois auxilia na coordenação motora e "fôlego" exigidos na deste esporte).

Esta visita foi solicitada pelo professor da disciplina de lutas, Dr. Rodrigo Paiva, que propôs aos seus alunos que a prova do semestre fosse 2 visitas em diferentes centros de lutas, ou seja, lugares realmente caracterizados e com tradição no meio dos esportes de combate. Diante disso, os universitários optaram por executar essa atividade com a Lisoboxe, pois se trata de uma entidade com um trabalho e equipe referências no boxe sorocabano e no país, além de terem essa experiência gratuitamente, pois a aula que participaram pertence à um projeto de aulas de boxe oferecidas à população adulta nos Centros esportivo, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba através da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida – SEQUAV. Além do projeto social “Boxe: Uma luz para o futuro”, também realizado em parceria com a Prefeitura, por meio do qual a Liga oferece aulas de boxe gratuitas para o público infantil e juvenil em regiões de alto risco social na cidade de Sorocaba.

Os universitários adoraram a vivência e fizeram alguns relatos, começando pelo universitário Gabriel Lira, que disse: “Foi minha primeira experiência numa aula de boxe, mas eu achei legal pra caramba, deu para cansar bastante e deu para sentir na pele um pouco de como é esse esporte.”


Já o estudante Leonardo Pires, comentou: “Na sexta-feira eu tive a oportunidade de participar de uma vivência de boxe com o professor Juliano, foi uma aula bastante divertida e produtiva, onde consegui aprender bastante coisas novas referente ao boxe. Também foi uma aula desafiadora, mas que me despertou bastante interesse pelo boxe.”

O professor Juliano Ramos também relatou como foi a experiência de ministrar essa aula:

“Foi uma vivência bem tranquila, com uma turma bem participativa, não tiveram frescura nenhuma, fizeram tudo o que eu propus e foi bem divertido mesmo. Parece que eles gostaram bastante também e foi top, eu gostei muito!”

A instrutora e atleta Laryssa Galdino fez um comentário sobre a importância das duas atividades feitas durante a semana: “Os eventos da semana foram ótimos, pois reforçam mais uma vez a qualidade do trabalho entregue pela Liga Sorocabana de Boxe por onde passam, visto que a equipe apresentou o boxe e adaptou a didática para diferentes públicos, idades e em diversos locais/cidades. Sinto muito orgulho e prazer em fazer parte desse trabalho!.”

A LISOBOXE – Liga Sorocabana de Boxe & Artes Marciais conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba através da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida – SEQUAV, do SESI-SP, Ghimper Academias, Organização Contábil Sorocaba, Adidas Combat Sport, MKS Combat e Centro Avançado de Ortopedia/Instituto do joelho de Sorocaba.


Para mais informações sobre os projetos da LISOBOXE e a disponibilidade da equipe, entrar em contato pelo Instagram: @lisoboxe ou WhatsApp: (11) 951180111

27 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 comentários


Rafael Gomes
Rafael Gomes
14 de mar.

👏👏👏

Curtir

Thiago Henrique
Thiago Henrique
14 de mar.

Trabalho incrível

Curtir
bottom of page