LISOBOXE REALIZA UM GRANDE ENCONTRO DE ALUNOS NO SESI VOTORANTIM
O Encontro LISOBOXE do mês de outubro, aconteceu no último domingo, dia 27 e foi realizado em parceria com o SESI Votorantim, MKS Combat e Adidas - ACS Boxe Brasil. O evento reuniu um total de 287 pessoas, sendo 19 da organização, 97 participantes diretos e 171 telespectadores. O evento iniciou às 8h30 com a pesagem oficial dos alunos participantes e logo em seguida, houve a abertura oficial do evento, feita pelo Professor Vladimir Juliano de Godoi – coordenador técnico do evento, da equipe e fundador da Liga Sorocabana de Boxe & Artes Marciais. Em seguida, às 9h, deram início à programação com as Escolas de Combate e Circuito de Boxe.
O Prof. Vladimir Godoi fez um comentário sobre os resultados do evento: “O Encontro LISOBOXE desse final de semana, foi mais um evento de sucesso realizado pela equipe da Liga. Como gestor e líder, eu sempre fico muito feliz e motivado com o resultado do trabalho, porque dessa vez a gente teve uma participação maior dos alunos, então o aumento do número de participantes foi uma coisa positiva para esse evento e o engajamento dos alunos é importante, até mesmo porque os eventos tem essa finalidade de fazer com que a gente tenha a fidelização dos alunos, para que eles tenham motivo para ir nas aulas, participar e aprender para que possam vir aqui se desafiar. O Encontro LISOBOXE é um evento muito importante, que contribui com o crescimento e desenvolvimento dos alunos e ajuda na fidelização deles, uma vez que esse é um evento que exerce uma atividade diferente, que é lidar com o lado emocional e afetivo, que a aula não proporciona.
Estou bastante contente com a equipe também, pois estão cada vez mais demonstrando maturidade para o trabalho, não só na parte da organização e realização - que é sempre muito positiva, mas principalmente no engajamento dos professores e instrutores na captação dos alunos, trazendo-os para conhecer, dessa vez nós tivemos até alunos que vieram de Tatuí para participar, que também fazem parte do nosso time, então é muito positivo! Eu fiquei, mais uma vez, muito contente e agora é começar a trabalhar para prepararmos o de dezembro.”
Nas duas atividades centrais, houve 97 participantes, 23 da categoria feminina e 74 do masculino. Todos esses participantes são de 6 núcleos do Projeto Social “Boxe: Uma Luz para o Futuro”: C.E. Brigadeiro Tobias, C.E. Maria Eugênia, C.E. Dr. Pitico, CAT SESI Votorantim e Espaço Philadelphia – Aparecidinha, além de 3 núcleos em parceria com academias: Ghimper (Unidades do Simus e Gisele) e Sportzone (Unidade de Tatuí).
Tanto as escolas de combate, quanto o Circuito de boxe, são exercícios realizados com o intuito de contribuir com o aperfeiçoamento dos alunos LISOBOXE e promover a socialização entre esses alunos, propiciando um momento único aos praticantes de boxe. A grande diferença está na forma como os dois exercícios são feitos e adaptados para cada público, visto que as Escolas de Combate são voltadas para alunos mais experientes e aspirantes a atletas, que desejam sentir a emoção de uma experiência única de combate real, ou seja, enfatiza o aperfeiçoamento tático deles. Já o Circuito de Boxe, é voltado para todos àqueles que se interessam pela modalidade, sejam praticantes ou não, para que testem as habilidades que a “nobre arte” exige, de forma mais lúdica e enfatizando a técnica, tanto que a maioria dos participantes são crianças e adolescentes, mas os pais também acompanham seus filhos nesse desafio.
Neste domingo, 42 adolescentes e adultos participaram da sessão especial de Escolas de Combates e desempenharam belos combates nas categorias femininas e masculinas, com a atuação de experientes Oficiais LISOBOXE: Fernando Costa Rodrigues e Luiz Carlos de Oliveira, que revezaram nas funções de árbitro - conduzindo os alunos durante os combates e como juízes, avaliando os alunos de acordo com os critérios das regras oficiais do boxe olímpico e definindo um vencedor.
A Escola de Combate é uma prática similar a um “sparring”, com regras adaptadas, como: O uso de luvas e capacetes mais acolchoados, para maior proteção dos alunos; tempo dos rounds menor e condições de lutas distintas (exemplos: usar somente golpes retos - jab e direto) ou atirar golpes somente no tronco etc). Esta atividade é praticada em duplas, que são “casadas” entre alunos do mesmo sexo, com peso e tempo de experiência semelhantes (dados coletados na pesagem do início), para que os alunos testem de maneira justa e equilibrada suas habilidades e competências adquiridas nas aulas e ao final, recebam a medalha de mérito, visto que esse evento não é competitivo e sim cooperativo, ou seja, o Encontro visa a socialização dos alunos LISOBOXE, através de uma troca de experiências.
E o Circuito LISOBOXE contou com 55 participantes de diferentes faixas etárias, desde alunos das turmas infantis - de 6 a 11 anos, até os pais e telespectadores +40 anos. Todos foram avaliados pelo Instrutor Vitor Melo, que deu uma nota individual pelo desempenho em cada estação e ao final, receberam a pontuação média.
O Circuito de Boxe é uma atividade realizada individualmente ou com comando de um instrutor LISOBOXE, formada por 7 estações diferentes de exercícios específicos e usuais do boxe: escola de combate dirigida, manopla, escola de boxe, pula-corda, bobinho (jogo de luta), pega-luvas (jogos para velocidade de reação) e segue o mestre (jogo de agilidade), também com o objetivo de testar as habilidades e competências adquiridas nas aulas de Boxe, não de forma competitiva, mas qualitativa. Logo, é uma atividade ideal para o público infantil, iniciante ou àqueles que não se interessam pelo combate e àqueles que concluíram com êxito e uma boa pontuação, também receberam uma medalha ao mérito.
O Encontro LISOBOXE está no calendário de eventos do Projeto Social “Boxe: Uma Luz para o Futuro”, mantido pela LISOBOXE, através do apoio e patrocínio do poder público e vereadores “padrinhos”, além de cidadãos e empresas comprometidas com o altruísmo. O objetivo do Projeto vai além da promoção do esporte e saúde, pois contribui com o crescimento e desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos em risco social, ensinando princípios por meio da cultura e fundamentos do boxe. Esse trabalho da Liga Sorocabana de Boxe & Artes Marciais também conta com o apoio/patrocínio da Prefeitura de Sorocaba através da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida – SEQUAV, do SESI-SP, Panathlon Internacional Brasil, Ghimper Academias, Organização Contábil Sorocaba, Adidas Combat Sport, MKS Combat e Centro Avançado de Ortopedia/Instituto do joelho de Sorocaba.
Caraca, que daora! Eu realmente queria poder estar nessas aulas, deve ter sido incrível dms!