top of page
Buscar

LISOBOXE REALIZA DIVERSAS ATIVIDADES DE FÉRIAS



A Liga Sorocabana de Boxe & Artes Marciais vêm impactando a vida de muitas pessoas desde o seu surgimento em 2004, através de um trabalho de excelência que se tornou referência nacional na modalidade, visto que a instituição vai muito além da equipe competitiva SESI-SP / Prefeitura de Sorocaba, composta por atletas de alto nível que levam o nome de Sorocaba às principais competições nacionais e internacionais.

A equipe possui diversos projetos para diferentes públicos e idades: Desde crianças de 5 anos até idosos acima de 70 anos, sejam homens e mulheres que sonham em competir, ou aqueles que praticam somente para se divertir ou “perder barriga” e até para os interessados em aprender apenas a teoria da nobre arte, atuando como oficiais de boxe, instrutores etc.

Uma dessas propostas é o Projeto Social “Boxe uma Luz para o Futuro”, que atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos nos centros esportivos, com a finalidade de promover a socialização através da prática esportiva, em regiões de alto risco social, nas cidades de Sorocaba e Votorantim; já o programa “Boxe: Atleta Do Futuro” tem o objetivo de detectar talentos e formar boxeadores de alto rendimento, mantendo e renovando a equipe da Elite (categoria de adultos), destinada a garotos e garotas de 12 e 18 anos que irão compor as equipes de base, nas categorias cadete e juvenil.

Possuem também o “Boxe nas escolas”, que visa ampliar a prática do boxe no meio escolar, de forma lúdica e desconstruindo estereótipos negativos a respeito da modalidade; E as vivências esportivas, que tem o objetivo de apresentar e massificar a prática do boxe nos mais variados locais.

Oferecem também aulas de boxe para adultos nos Centros esportivos de Sorocaba e em academias parceiras. E ainda possuem a “academia LISOBOXE”, que oferece diversos cursos, workshops (presenciais e online) e formam professores, instrutores e oficiais de boxe (árbitros, juízes), que podem atuar em competições e eventos, inclusive os organizados pela Liga.

No mês de janeiro, a convite da Prefeitura de Sorocaba, a Liga Sorocabana de Boxe esteve no “Férias nos Centros Esportivos” e convidados pelo Sesi Votorantim, no “Super Férias”.


O “Férias nos Centros Esportivos” consiste num conjunto de atividades gratuitas voltadas a crianças, jovens e adultos, oferecidas pela Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida (SEQUAV), no período de recesso escolar, com opções de esporte, lazer e diversão às famílias sorocabanas, estimulando a prática da atividade física e incentivando a utilização dos Centros Esportivos da cidade, que oferecem, durante o ano todo, uma série de atividades envolvendo diferentes modalidades esportivas, inclusive o boxe.

A LISOBOXE fez parte dessa programação em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, através da SEQUAV, dias 19, 22 e 23/01, nos seguintes locais: C.E. “Padre André Pieroni” (Jardim Simus), Centro Inclusivo de Esportes e Lazer (CIEL) “Aluisio de Almeida” (Vila Santana), C.E. “Doutor Pitico” (Vila Angélica) e C.E. “Francisco Lisboa” (Maria Eugênia). As atividades foram conduzidas por instrutores capacitados e formados pela LISOBOXE, sob a direção do Prof. Vladimir Juliano de Godoi (fundador da instituição e coordenador técnico da equipe), que realizaram vivências/oficinas de boxe abertas ao público, no qual foram apresentadas as técnicas e fundamentos básicos do boxe, de forma simples e lúdica, a fim de que o público experimentasse a modalidade e conhecesse um pouco de sua cultura. Ao final, mesmo com os dias chuvosos, atenderam um total de 24 pessoas, desde crianças até adultos.



O instrutor David Guiedes, que atendeu o público no C.E. Maria Eugênia, local onde também dá aulas, comentou: “Para mim é muito importante levar o nome da Liga e de Sorocaba nesses eventos, com um trabalho maravilhoso. O público atendido gostou muito das vivências, aproveitei para passar as informações do projeto social e eles ficaram interessados em conhecer ainda mais sobre as aulas de boxe.”

 

O “Super férias” é um programa de atividades do SESI-SP para estimular o bem-estar físico, mental e social das crianças e adolescentes, preenchendo o tempo livre nos recessos escolares e a LISOBOXE esteve presente no Sesi Votorantim, dias 17 e 24/01, realizando vivências esportivas de maneira recreativa para crianças de 5 a 12 anos, totalizando cerca de 210 crianças atendidas por uma equipe de 11 instrutores.

 A atividade passou por 3 etapas: a primeira foi a cultural, no qual iniciaram explicando sobre a origem do boxe e a fundação da LISOBOXE, a importância da educação e da prática de lutas, com um discurso de desvinculação desses esportes com a violência; no segundo momento, colocaram em prática a vivência esportiva, onde a criançada aprendeu as técnicas básicas e movimentações simples de braço e perna, por meio de exercícios e brincadeiras dinâmicas. E a terceira etapa foi a exibição de uma representação de combate entre dois atletas, para as crianças prestigiarem/torcerem por seu atleta favorito e ao final, escolheram um “vencedor”.



Uma das instrutoras presente, Laryssa Galdino, fez o seguinte comentário: “É um prazer enorme ensinar os pequenos um pouco do que é o boxe, sua história, qualidade e o quanto pode ser divertido e benéfico para eles, colocando em prática com dinâmicas e brincadeiras que eles adoram, assim desmistificamos muitos prejulgamentos que as crianças ou os pais têm a respeito do boxe. Além de sempre sermos recebidos calorosamente pelos pequenos, o que nos deixa com o ‘coração quentinho’ e torna esse trabalho ainda mais prazeroso, nos incentivando a continuar e melhorar cada dia mais esses projetos.”

 

E o recém-chegado na equipe, Jhonny Moraes, relatou: “Foi a primeira vez que participei e gostei muito, porque acho importante mostrar o boxe para as crianças, ver a participação e evolução deles é muito legal. Ver também o carinho e cuidado que a equipe tem com eles é incrível!”


O fundador e coordenador técnico da Liga Sorocabana de Boxe, Prof. Vladimir de Godoi, comentou: “Essa é mais uma atividade importante para nós da Liga e para o boxe, porque não só mostra a qualidade da nossa equipe e o nosso potencial. Mas principalmente, ao levar o esporte para as crianças do SESI e para as pessoas de todas as idades e classes nos centros esportivos, a gente consegue levar um pouquinho mais o boxe da liga para as pessoas de toda a região, aumentando a prática, a curiosidade e principalmente atraindo mais pessoas para a nossa modalidade.

Esse é um trabalho que vai aos poucos encorpando e hoje em Sorocaba e região, tem uma prática muito grande de boxe, graças a esse trabalho e outros que a gente faz aqui, a liga realmente fomenta o boxe e nós somos a referência, mas hoje tem muitas pessoas que se formaram e aprenderam com a gente, não é só dar aula e trabalhar com o boxe, mas aprenderam a gostar do boxe. Isso é o mais importante, porque vai desmistificando alguns mitos e medos que as pessoas têm em relação à prática do boxe e com a nossa didática e pedagogia a gente consegue atrair mais pessoas para praticar, aprender e ensinar boxe.

É muito prazeroso ver as pessoas se divertindo e se descobrindo com o boxe, assim como é muito gratificante para mim, como líder e gestor desse trabalho, ver não só impacto que faz na vida daqueles que praticam boxe, mas dessa geração que está chegando e evoluindo, se desenvolvendo como ser humano e profissional. Ao ministrar eventos e cursos, eu fico muito feliz e agradecido não só a todos os apoiadores, parceiros e aqueles que nos convidam também, que nos permitem isso, mas também a Deus, que a gente possa ainda ter por muitos anos, saúde, força e humildade para continuar esse trabalho que é maravilhoso, impacta muito a vida das pessoas e modifica o boxe na nossa região, sem sombra de dúvidas!”

 

A Liga Sorocabana de Boxe realiza esse trabalho esplêndido com o apoio da Prefeitura de Sorocaba através da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida (Sequav), SESI - São Paulo, Contábil Sorocaba, Adidas Combat Sport, MKS Combat, Ghimper Academias e Centro Avançado de Ortopedia/Instituto do Joelho de Sorocaba.





35 visualizações4 comentários

4 Kommentare


Luiz Felipe
Luiz Felipe
30. Jan.

Trabalho incrível, parabéns a todos 👏🏽👏🏽👏🏽

Gefällt mir

Muito bom!!!

Gefällt mir

Rafael Gomes
Rafael Gomes
29. Jan.

👏👏👏

Gefällt mir

É um prazer enorme fazer parte desse trabalho🥊😍

Gefällt mir
bottom of page