
Durante o mês de agosto, um dos Projetos realizado pela Liga Sorocabana de Boxe, chamado “LISOBOXE nas escolas”, atendeu 2 escolas da cidade de Sorocaba. A primeira visita aconteceu no dia 08/09, na E.M. Quinzinho de Barros e a segunda visita, ocorreu no dia 29/08, atendendo o colégio Talentos. No total, 14 instrutores e atletas LISOBOXE, atenderam 194 crianças de 5 a 13 anos.

No dia 08 de agosto, a programação iniciou às 13h na E.M. Quinzinho de Barros, localizada na Rua Joaquim Rodrigues de Barros, 477 - Vila Hortência, Sorocaba – SP. A vivência foi realizada com três turmas do 4º ano, ou seja, de 9 a 10 anos, totalizando 57 crianças e a equipe responsável foi composta pelos instrutores LISOBOXE: Vitor Melo, Yuri Gomes, Luiz Carvalho, David Guiedes, Alison Ribeiro, Gustavo Ribeiro e os atletas LISOBOXE: Gustavo Reis e Jhonny Moraes.

E no dia 29 de agosto, a programação iniciou às 13h30 no Colégio Talentos, localizado na Rua Moisés Rusconi, 83 - Vila Lucy, Sorocaba – SP. A vivência atendeu 137 crianças de 5 a 13 anos e a equipe LISOBOXE responsável estava composta pelo Professor Juliano Ramos; instrutores: Luiz Carvalho, David Guiedes, Alison Ribeiro e Ramon Haffner.
O Projeto “LISOBOXE nas escolas” é uma atividade da Liga Sorocabana de Boxe, realizada quinzenalmente (ás quintas-feiras), que visa a massificação do boxe para crianças e adolescentes no meio escolar, através de atividades lúdicas voltadas para cada faixa etária e com o objetivo de desmistificar o estereótipo de que o boxe é um esporte agressivo e perigoso.
Para alcançar esses objetivos, as vivências esportivas sempre incluem três momentos distintos: o momento cultural, a vivência esportiva, e a exibição esportiva.
Durante o momento cultural, os instrutores LISOBOXE apresentaram uma breve palestra sobre a história do boxe - falando um pouco sobre a história do boxe, como esse esporte começou no mundo, como chegou no Brasil e sua história nas olimpíadas, também falaram um pouco sobre a história da LISOBOXE e de seus atletas e finalizaram explicando as regras básicas da modalidade. Nesta etapa também fizeram uma distinção importante entre lutas e brigas, definindo que lutas são competições regulamentadas e respeitosas e brigas são conflitos descontrolados e violentos.
Na parte prática, realizaram uma escola de boxe – exercício no qual demonstram e ensinam, passo a passo, a posição de combate, golpes e deslocamentos no boxe; Em seguida também praticaram alguns jogos de lutas – exercícios de oposição, praticados em duplas, cuja finalidade é refinar as habilidades motoras oriundas das lutas, com regras claras e definidas. Logo, as crianças puderam aprender os movimentos do boxe e aplicar as técnicas de forma lúdica e segura.

E na parte da exibição esportiva, dois atletas da LISOBOXE fizeram uma demonstração empolgante de suas habilidades, simulando uma luta e usando todos os materiais oficiais – Luvas, protetores bucais, capacetes de “sparring”. Esse combate dinâmico capturou a atenção de todos e as crianças sempre escolhem um dos “corners” (atleta azul ou vermelho) para torcerem. Em seguida, os atletas passam os materiais que foram usados e algumas premiações conquistadas por atletas e pela equipe, para que as crianças possam ver mais de perto como são as luvas e capacetes de boxe, as medalhas, troféus etc.

Commentaires