top of page
Buscar

LISOBOXE FINALIZA NOVEMBRO COM UM DOMINGO MUITO PROVEITOSO

Este domingo, dia 26/11, foi um dia muito proveitoso para a Liga Sorocabana de Boxe, iniciando pela manhã com o Workshop Online: “Método de treinamento da capacidade aeróbia para lutadores” e no período da tarde realizaram a graduação de alunos.

O workshop ocorreu através da plataforma ZOOM e teve duração total de 4 horas, das 9h às 13h e foi ministrado pelo Professor Vladimir Juliano de Godoi, fundador, coordenador técnico e treinador da Lisoboxe, além de membro da Academia de Treinadores do COB (Comitê Olímpico do Brasil). Foi o segundo evento online realizado pela entidade e contou com a participação de 15 alunos, desde alunos, praticantes, até treinadores de diferentes modalidades e cidades.

O tema apresentado neste final de semana: “Método de treinamento da capacidade aeróbia para lutadores”, trata de uma capacidade que é fundamental na busca por uma vida saudável, uma melhor qualidade de vida, logo é usado para maximizar o desempenho, desenvolvendo as capacidades de produção de energia.

Mais especificamente, foi ensinado como treinar o consumo máximo de oxigênio - VO2máx (popularmente conhecido como fôlego), passando pela explicação de seus fundamentos básicos baseado na ciência do esporte, no qual foi falado como funciona a produção de energia no nosso corpo e como as células utilizam essa energia para realizarem suas funções. Posteriormente, foi apresentado uma metodologia de treinamento para colocarem tais conceitos em prática, apresentando os exercícios gerais e específicos que podem ser utilizados num treino aeróbio, além de esclarecer verdades ou mitos em questões como: “se a pessoa fizer aeróbio, realmente compromete a força ou hipertrofia?”, dentre outras dúvidas comuns sobre a utilização do aeróbio no processo de emagrecimento, perda de gordura ou aumento do “fôlego” para melhora de performance.

Ao final do curso, todos receberam um certificado de conclusão das horas de participação e deixaram ótimos feedbacks, mostrando interesse em já participarem do próximo workshop online, sobre “Treino de força para lutadores”, que será no dia 17 de Dezembro.

O palestrante Prof. Vladimir de Godoi, fez o seguinte comentário: “Eu fiquei feliz, porque tivemos mais uma vez um número maior de participantes, comparado com o primeiro e isso é bom, porque sinaliza que é uma modalidade que tem potencial de crescimento, tem mercado, então precisamos nos organizar e investir mais para que mais pessoas possam estar sabendo, participando e se interessando.

Então acho que a gente acertou mais uma vez e agora é planejar bem para que esse tipo de curso se torne perpétuo na Liga Sorocabana de Boxe, porque além de ter mercado, é interessante, prático, então é bom para todo mundo, principalmente para impactar positivamente o boxe, outras modalidades e as práticas esportivas.

Tivemos 16 participantes, quase o dobro que no primeiro curso e era um pessoal interessado, buscando informação, acessando de várias regiões do estado e até mesmo de fora, então isso é muito bacana! Para a minha surpresa, tiveram até 2 ou 3 alunos que não são profissionais de educação física, mas ainda assim se interessaram por conhecer e aprender, para entender melhor o seu próprio treinamento, um deles era atleta de Triathlon.

Eu fiquei muito satisfeito com o curso em si, também porque a aula fluiu naturalmente, foi muito tranquilo e o feedback que tive dos alunos foi muito positivo também, eles gostaram muito da didática, da facilidade para transmitir conhecimento e isso para mim é importante, porque assim conseguimos corrigir o que está ruim e manter as coisas boas.

Estou bastante contente com essa nova estratégia da Liga que iremos realizar mais uma vez em dezembro, para depois já planejar 2024 para sermos ainda mais assertivos nessas propostas e continuar crescendo, atingindo e ajudando mais pessoas, treinadores, professores, alunos etc."


Já no período da tarde deste domingo, apartir da 13h, a Lisoboxe também realizou a última Graduação do ano, no Centro Esportivo Dr. Pitico, um dos mais frequentados de Sorocaba, localizado na Zona Norte. Este evento faz parte da metodologia da Liga Sorocaba de Boxe, que vem sendo aplicada na cidade desde 2004 e conta com a parceria da Prefeitura de Sorocaba, através da SEQUAV – Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.


A graduação é uma atividade de avaliação dos alunos da Liga, com o objetivo de analisar o processo de ensino e aprendizagem do Boxe nos núcleos da entidade. E ao final, os alunos que atingem as notas necessárias para aprovação, são promovidos à uma nova graduação correspondente ao seu respectivo nível e recebem o certificado Lisoboxe de Graduação. Os níveis de aptidão são divididos em 3 cores: camiseta amarela – fase de aprendizagem, vermelha – aperfeiçoamento e azul – treinamento, subdivididos em infantil, juvenil ou adulto, assim adaptando o mesmo conteúdo para cada faixa etária.

A programação iniciou com todos fazendo escola de boxe, exercício usado para avaliar a técnica dos golpes, variação de ataques e movimentação; depois, fizeram escola de combate dirigida, avaliando as variações de ataques com movimentação e defesas; em seguida, pularam corda, exercitaram a preparação física (abdominais, flexões e suas variações) e sombra (exercício que simula uma “luta” com sua sombra, atirando golpes no ar e focado nos movimentos corporais). Finalizaram com perguntas teóricas sobre o regulamento interno do boxe (criado pela Lisoboxe) e regras da modalidade.


O instrutor lisoboxe, Douglas Ragi, comentou: "Para mim foi muito legal, todo mundo passou e a criançada aparentemente estava bem nervosa, mas no final, todos se saíram bem e pareceram bem gratos, tanto os alunos quanto os pais que estavam torcendo pela criançada, agradeceram muito aos professores.”










18 visualizações0 comentário

Bình luận


bottom of page