top of page
Buscar

LISOBOXE COMEMORA 20 ANOS COM SESSÃO SOLENE NA CÂMARA MUNICIPAL


Na última terça-feira (26), a Liga Sorocabana de Boxe reuniu diversas pessoas e famílias numa sessão solene em comemoração aos 20 anos de LISOBOXE, no qual foram homenageadas as principais personalidades que construíram essa trajetória. O evento foi organizado pelo vereador Dylan Dantas, ás 19h, no plenário da câmara municipal de Sorocaba.


A Liga Sorocabana de Boxe e Artes Marciais (LISOBOXE) é uma instituição de caráter privado e sem fins lucrativos (CNPJ 07.780.511/0001-12), fundada no dia 29 de outubro de 2005, por iniciativa de profissionais de Educação Física sob a liderança do Professor Vladimir Juliano de Godoi (CREF 006 199 – G / SP), que atualmente é responsável pela supervisão geral da LiSoBOXE.

O início das atividades da Liga, se deram no antigo clube da Associação Desportiva da Polícia Militar – ADPM, onde o prof. Vladimir de Godoi começou apenas com aulas para alunos pagantes no Clube da ADPM, ainda com uma pequena estrutura, de 2004 até 2006, ano em que o clube foi fechado.

Neste momento os trabalhos da equipe foram para a Academia Formação localizada na Avenida São Paulo, e lá as atividades ficaram de 2006 até 2009, quando uma nova parceria entre a LISOBOXE e a Academia Runner Club de Sorocaba foi celebrada e o maior espaço e infraestrutura permitiu uma nova fase para o grupo, período em que grandes eventos foram realizados e a hegemonia da Liga no Boxe Paulista foi consagrada definitivamente. Este período durou de 2009 até 2016.

Em 2017 as atividades foram para o Centro de Reabilitação e Treinamento Físico Esportivo – CETREFE, fundado pelo Prof. Vladimir no Jardim Simus e os eventos continuaram com muita força. Em seguida, no ano de 2018 uma nova parceria foi consolidada com a rede Ghimper de Academias e até o ano de 2023 os eventos foram realizados nos espaços oferecidos pela Academia.

Hoje, o SESI SP atua parceiro para o Centro de Treinamento da LISOBOXE, acordo firmado em 2023 e que permite uma nova fase deste trabalho, com grande potencial para maiores conquistas e avanços da modalidade no estado.

A LISOBOXE organizou neste curto período de existência muitas atividades esportivas relacionadas ao Boxe, sendo desde projetos sociais, equipe competitiva, competições, até cursos, vivências esportivas, eventos culturais e parcerias políticas. Cada atividade leva a uma intervenção para o crescimento e desenvolvimento do Boxe no Estado de São Paulo, o que gera um impacto direto no Boxe brasileiro.

No decorrer dessa história, o professor Vladimir liderou o grupo, mas contou com apoio e parceria de muitas pessoas que contribuíram para o desenvolvimento e crescimento dessas atividades, como por exemplo: profissionais que administraram e financiaram a criação do projeto social “Boxe: uma luz para o futuro”, possibilitando que oferecessem além das aulas, uniformes, alimentação e transporte para as crianças e adolescentes participantes; profissionais da área da educação, que abriram as portas para que inaugurassem o projeto “boxe nas escolas”; árbitros formados pela Lisoboxe, que organizaram e atuaram desde as primeiras competições da Liga; atletas pioneiros, que iniciaram a equipe competitiva em 2005, dentre outras figuras importantes que deixaram um legado, são estes:

  • Camila Juliana Nunes Marcelino

  • Cristiane Cecília Nunes de Oliveira

  • Giovanna de Góis Escolpioni

  • Isabelle Ferreira Vareiro

  • Laís Luri Costa

  • Laryssa Carvalho Galdino de Lima

  • Teresa Tenório

  • Vanira Hernandes

  • Alberto Francisco Braga de Oliveira

  • Claudio Leandro Silva Coelho

  • Clayton Gomes da Silva

  • Enivander da Silva Cardoso

  • Fernando Costa Rodríguez

  • Guilherme Miller Lopes

  • Hugo Esteves Pereira Netto

  • João Gabriel Del Rio Bertola Abramosviz

  • Jonathan Ferreira Vareiro

  • José Luiz de Souza Gameiro

  • Juliano Ilário Ramos

  • Luiz Carlos de Oliveira

  • Luiz Felipe Nunes de Carvalho

  • Pedro Henrique Giroto

  • Pedro Roberto Pereira de Souza

  • Vinicius Colone Silva

  • William Vanderlei Lobo Leonotti

  • Willy Morales

Graças a cada uma desses indivíduos, a LISOBOXE se tornou uma referência no boxe brasileiro, com uma estrutura melhor e que cresce mais a cada ano. Somente no projeto social “Boxe: Uma Luz para o Futuro”, mais de 7 mil crianças e adolescentes já foram impactadas e transformadas por esse trabalho com o boxe, além dos demais projetos, aulas de boxe e vivências esportivas realizadas pela Liga.

Algumas dessas pessoas também se destacaram como atletas e levaram o nome da equipe ao topo do boxe olímpico, através de participações e conquista de títulos nas principais competições do país, como: Campeonato brasileiro, paulista e jogos abertos, também nos mundiais: jogos Pan-Americanos e Olímpiadas, inclusive o atleta da equipe, Abner Teixeira conquistou uma medalha olímpica em 2020.

Além dessas homenagens, dois importantes lutadores da equipe e campeões do boxe sorocabano com diversos títulos, Juliano Ilário Ramos e Cláudio Leandro Silva Coelho, receberam a Medalha do Mérito Esportivo “Newton Corrêa da Costa Júnior” (Campineiro).

Foi um evento importante pois relembrou quem fez e ainda faz a história da Liga Sorocabana de Boxe, destacando a importância da amizade, respeito e colaboração com cada homenageado. Isso também mostra que não é atoa que o trabalho da Liga em Sorocaba é uma referência no boxe do país, e não foi o Prof. Vladimir que construiu isso tudo sozinho.


Em seu discurso na Sessão solene, o professor Vladimir falou um pouco da importância desse evento: “Antes de mais nada, eu gostaria de agradecer ao Dylan porque é gratificante um evento desse porte. Obrigada pela parceria, conduta e oportunidade, porque eu não conseguiria reunir facilmente essa família da forma como estamos fazendo hoje, essa noite não é de uma pessoa, e sim de um grupo, uma segunda família.

Até eu conhecer o vereador Dylan, o 'Pedrinho' e outras pessoas, eu achava esse tipo de evento 'frescura', mas hoje evoluí, desenvolvi e entendi que é importante, porque se não, a gente esquece da história, de quem fez a LISOBOXE, quem fez o Abner chegar até as Olímpiadas.

Alguns desses colegas (homenageados) nunca lutaram, não foram lutadores dentro do ringue, mas lutaram bravamente, me ensinaram muito e deixaram um legado muito forte. Se hoje o projeto social boxe uma luz para o futuro tem a grandeza e o impacto que tem na sociedade, é graças as mãos de alguns de vocês.

E todos aqui ajudaram ou ajudam a cuidar da LISOBOXE, a mudar a vida de muitas crianças, meninos e meninas de Sorocaba. Isso pode parecer meio abstrato, mas quando vemos essas imagens (fotos do vídeo vida) ou quando vimos o Abner levantando a medalha nas olímpiadas, lembramos que ele era um garotinho do Maria Eugênia que tinha que andar quilômetros para ir ao treino e nós estávamos correndo atrás de lanche e uniforme para o projeto, ás vezes a gente passávamos algumas noites sem dormir, brigamos por essa causa, porque tínhamos que dar conta do recado. Enfim, isso é excelência, buscar ser melhor em cada respiração, é o orgulho que tenho da LISOBOXE e de cada um de vocês.

Não se esqueçam que todos fizeram e fazem parte da LISOBOXE, não importa se não estão mais diretamente envolvidos, vocês construíram a LISOBOXE, a sua história está conosco e o alicerce foi lá atrás.

Muito obrigado de coração e que Deus possa nos abençoar com mais 20 anos, que mais vidas sejam impactadas de maneira positiva com esse trabalho, com essa família toda que está aqui e com a benção daqueles que fazem a lei, não só vereadores, mas também temos aqui, compondo a mesa de honra, um delegado estadual da Secretaria de Esportes e a presidente do tribunal de justiça desportiva do estado de São Paulo.”


O homenageado, atleta e professor Leandro Coelho, fez o seguinte comentário: “É um motivo de honra e de muita felicidade receber essa medalha, só mostra o reconhecimento de um trabalho que vêm sendo feito a mais de uma década defendendo e levando o nome da cidade de Sorocaba por todos os cantos do Brasil onde eu lutei. Além do trabalho feito em Sorocaba no projeto social "Boxe Uma Luz Para o Futuro" onde venho fomentando o esporte e ajudando na formação de várias crianças e adolescentes, com a supervisão do professor Vladimir.”

A atleta e Instrutora de boxe, Laryssa Galdino, que também foi homenageada, disse,: “É uma honra participar de um pedacinho da história da Lisoboxe e agora conhecendo mais profundamente sobre, me sinto ainda mais privilegiada por fazer parte dessa equipe e ‘herdar’ tudo o que essas pessoas construíram. Lutarei muito para evoluir e deixar um legado ainda maior, para as gerações futuras.”.

Um dos atletas da primeira geração da LISOBOXE, Clayton Gomes, comentou: “Realmente fiquei muito feliz em rever meus amigos que ganhei na caminhada com o boxe e muito lisonjeado pela a homenagem. Saber que fiz parte da construção desse grande projeto (LISOBOXE) me deixa com um grande orgulho. Obrigado!”.

A LISOBOXE – Liga Sorocabana de Boxe & Artes Marciais conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba através da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida – SEQUAV, do SESI-SP, Ghimper Academias, Organização Contábil Sorocaba, Adidas Combat Sport, MKS Combat e Centro Avançado de Ortopedia/Instituto do joelho de Sorocaba.


Para assistir à sessão solene completa, acesse o link:


Para acessar as fotos do evento, acesse:

43 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

댓글 3개


Que noite emocionante e memorável!

Lindo a homenagem 👏🏼🙏🏼 história de muito trabalho e honra para com os cidadãos. Que a Liga Sorocabana de Boxe continue transformando vidas cada vez mais. Me sinto privilegiado em fazer parte e caminhar com homens e mulheres de honra, respeito e lealdade. Família do Boxe dentro e fora dos ringues!!!🥊🥊

좋아요

Rafael Gomes
Rafael Gomes
3월 28일

Orgulho de estar fazendo parte desse trabalho incrível 💪

좋아요

Laryssa Galdino
Laryssa Galdino
3월 28일

Orgulho de fazer parte dessa família🥰🥊

좋아요
bottom of page