top of page
Buscar

ESTRÉIA EM MAIO DO PROJETO "LISOBOXE NAS ESCOLAS" EM 2024

A Liga Sorocabana de Boxe iniciou no mês de maio, a temporada 2024 do projeto “LISOBOXE nas escolas”, com uma visita na Escola Estadual Izidoro Marins, localizada na Rua Dolores Bruno, 432 - Vila Angélica, Sorocaba – SP.

A primeira vivência do ano, foi comandada pelos instrutores da LISOBOXE: Vitor Melo, Yuri Gomes e Ramon Haffner, além dos atletas Rafael Gomes e Heloisa Puglia, que atenderam um total de 35 alunos de turmas mistas do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio.

Iniciaram a programação com o primeiro momento da vivência, que é uma breve apresentação da cultura esportiva do boxe, no qual apresentaram a história do boxe mundial e nacional, a história e objetivo da LISOBOXE, falaram sobre a errônea associação das lutas e artes marciais com a violência e finalizaram convidando todos os alunos a fazerem aulas de boxe no centro esportivo mais próximo, neste caso, foi o C.E. Dr. Pitico, um dos maiores núcleos do Projeto Social “Boxe: Uma luz para o Futuro”.

No segundo momento, da vivência esportiva, separaram todos os alunos em grupos e ensinaram os fundamentos técnicos básicos do boxe - posição de combate, golpes retos e deslocamentos de perna, através de atividades como escola de boxe e jogos de luta.

No terceiro momento, da exibição esportiva, os atletas Rafael e Yuri realizaram uma escola de combate livre - exercício que simula um combate de forma mais cadenciada, no qual iam escutando e aplicando os comandos do instrutor Vitor Melo, que estava no papel de árbitro e pediu para que os atletas alternassem os golpes na longa, média e curta distância e que cometessem algumas faltas propositais, pois a partir dessas demonstrações, Vitor apresentou e conceituou aos alunos, as principais regras da modalidade. E finalizaram mostrando algumas premiações – medalhas, cinturões e troféus conquistados pelos atletas da equipe competitiva.

O Projeto LISOBOXE nas escolas é realizado em parceria com a SEDU - Secretaria de Educação de Sorocaba e o Panatlhon Club Sorocaba, levando atividades esportivas e culturais relacionadas ao Boxe para as Escolas, de forma didática e educativa, com o objetivo de contribuir com a inserção da prática do boxe no ambiente escolar, diminuir o preconceito em relação ao Boxe e divulgar a LISOBOXE no ambiente acadêmico. Como descrito anteriormente, este programa possui três momentos específicos para atingir seus objetivos, sendo composto por: I) Cultura Esportiva, II) Vivência Esportiva e III) Exibição Esportiva. A LISOBOXE abre agenda para realizar esta atividade quinzenalmente, levando a atividade esportiva para os alunos das escolas de Sorocaba e região, apresentando a modalidade e ensinando suas técnicas básicas.


A LISOBOXE – Liga Sorocabana de Boxe & Artes Marciais conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba através da SEDU – Secretaria da Educação de Sorocaba e Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida – SEQUAV, também do SESI-SP, Ghimper Academias, Organização Contábil Sorocaba, Adidas Combat Sport, MKS Combat e Centro Avançado de Ortopedia/Instituto do joelho de Sorocaba.

 

Vitor Melo, o instrutor e atleta que conduziu a vivência, fez um seguinte comentário sobre o evento: “Visitar a E.E. Joaquim Izidoro Marins para realizar o LISOBOXE nas escolas foi uma ótima experiência, agradeço muito ao professor Erick, de Educação Física e à organização escola por ceder este espaço para que pudéssemos fazer nossa vivência. Diferente da maioria das escolas que visitamos, o Joaquim Izidoro confeccionou com antecedência, uma lista de adesão, na qual apenas os alunos interessados preenchiam, tornando a prática de interesse mútuo para todos e causando uma participação ativa de 100% dos alunos inscritos. Agradeço a oportunidade de lecionar esta vivência e espero voltar outras vezes."


O Instrutor Ramon Haffner, relatou que: “Foi muito importante e motivador por dois motivos, o primeiro, claro, o de propagar e poder ver na face dos jovens o brilho no olhar ao observarem que o boxe pode ser para todos e que não há barreiras sociais, nem econômicas para aqueles que desejam praticar. O segundo, por eu ter trabalhado nesse colégio anteriormente, foi muito legal rever os alunos e ser recebido com carinho por todos, mesmo em outra profissão, no mesmo segmento, mas não de licenciatura.

Foi bem legal, eu gostei bastante, para mim foi uma experiência superbacana, de ver os jovens interessados, prestando bastante atenção na exibição, na hora que olharem as medalhas, na explicação que o Melo fez na introdução, além de sermos recebidos com muito carinho e com um olhar de respeito, foi um momento único! ”.


Heloísa Puglia, a atleta que representou a equipe feminina da LISOBOXE neste evento, disse: “Achei muito legal, foi bacana, uma experiência única e uma boa oportunidade para expandir meu conhecimento e também motivar a galera a praticar o esporte, principalmente as meninas. Espero representar e participar mais vezes! ”


E o atleta Rafael Gomes, também comentou: “Foi minha primeira participação no LISOBOXE nas escolas e achei muito legal, uma experiência nova e gostei bastante de poder ajudar a ensinar um pouquinho de boxe para adolescentes que tem a idade parecida com a minha. ”




23 visualizações1 comentário

1 Comment


👏🏻👏🏻👏🏻🔥

Like
bottom of page