top of page
Buscar

EQUIPE SESI / PREFEITURA DE SOROCABA RETORNA PRONTA PARA 2024


A equipe SESI / Prefeitura de Sorocaba, mantida pela Liga Sorocabana de Boxe e Artes Marciais – Lisoboxe, em parceria com o SESI-SP, Prefeitura de Sorocaba através da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida - SEQUAV, Ghimper Academias, Organização Contábil Sorocaba, Adidas Combat Sport e MKS Combat, retornou aos treinos já no 2° dia de janeiro, às 13h no Centro de treinamento, localizado no Sesi Votorantim.
O time passou por um ano de 2023 muito produtivo e agitado, pois obtiveram diversas conquistas e ótimos resultados nas 17 competições que participaram durante o ano, como por exemplo, 7 medalhas individuais no 85° Jogos Abertos do Interior; medalhas de ouro, prata e troféu de 3° lugar por equipe no Campeonato Brasileiro de Clubes; 1 medalha de prata e 1 de bronze na Copa Mundial de Clubes de Boxe (realizada na base da Marinha no Rio de Janeiro), dentre muitos outros.
Em seguida, a equipe recebeu um merecido descanso de 2 semanas para se recuperarem e retornarem prontos para 2024, pois o calendário deste ano promete ser ainda mais competitivo que no ano anterior, com pelo menos 21 competições para que os atletas sorocabanos busquem melhorar seus desempenhos e consigam se manter entre os melhores do Brasil. Destacando as principais: 86° Jogos Abertos do Interior (previsto para setembro), Campeonato brasileiro, Campeonato Paulista e Copa Lisoboxe. Além de ser um ano olímpico, no qual a equipe contará com a representação do sorocabano Abner Teixeira, viajando para Paris em julho.


O ano de 2024 já começou de maneira produtiva para os boxeadores e comissão técnica, pois retornaram à rotina no dia 2 com treinos moderados (através de carga, volume e intensidade baixos) para adaptação e no sábado (6), a comissão técnica realizou a avaliação física dos atletas, no qual aferiram a força, flexibilidade, capacidade aeróbia (fôlego), coordenação motora e composição corporal (% de Gordura, % de massa muscular e peso ideal) que os atletas se encontram após o retorno.
Essa avaliação física de pré-temporada é extremamente importante, pois tem a finalidade de nortear o treinamento individual e coletivo, corrigindo particularmente as “deficiências físicas” dos atletas, como por exemplo, aumentar o fôlego, flexibilidade ou resistência, ou diminuir o peso daquele que está acima do índice ideal para atletas, tudo isso de acordo com a necessidade de cada um, a fim de identificar o que precisam treinar mais e buscar o melhor preparo físico para o ano.


Nesse primeiro período de treinamento, começa a etapa de preparação geral, onde o objetivo principal dos treinos é melhorar a saúde física e mental dos atletas, para que possam ter o corpo preparado para o treinamento específico de competição do boxe, que vem na sequência. Nos próximos 4/5 meses, o foco é a preparação geral, para fisicamente elevar as qualidades dos atletas, ao mesmo tempo em que lapida a técnica dos atletas. Além disso, agora o período de treinos também prevê o desenvolvimento cognitivo dos atletas, melhorando o raciocínio lógico, para que consigam compreender mais e melhor a “ciência do boxe”, com suas regras e estratégias de luta, dado que lutadores precisam ter a capacidade não só de movimentar o corpo, mas tomando as melhores decisões, logo, os exercícios aplicados serão para melhorar a inteligência ao mesmo tempo que deixam o corpo mais forte para lutarem em alto nível.
Todo esse planejamento do treinamento é feito pelo coordenador técnico Prof. Vladimir de Godoi – profissional referência no boxe brasileiro, delegado do Conselho Regional de Educação Física (CREF4/SP) e atual membro da Academia Brasileira de Treinadores do COB, do Laboratório de Cinesiologia Aplicada da FEF/UNICAMP e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Teoria e Metodologia do Treinamento Desportivo (GTMTD) da FEF/UNICAMP; e juntamente com seus auxiliares técnicos Juliano Ramos e Marcus Bavaresco, formam a comissão técnica da Lisoboxe.


O grupo de atletas deste ano, conta com um total de 14 homens e mulheres, desde os mais experientes da equipe e renomados no boxe brasileiro, como Abner Teixeira, Leandro Coelho e Luiz Carvalho, até os novatos que iniciam o ciclo neste ano junto com a equipe principal, como Gabriel Palage, Yuri Gomes, Jhonny Cardoso e Isaac Cardoso, ex-alunos do projeto social mantido pela Lisoboxe nos centros esportivos de Sorocaba, que foram aprovados na seletiva do ano passado e vieram a fazer parte do projeto atleta do futuro, agora começando o ano com tudo para se tornarem os próximos a representantes de Sorocaba nas competições.

“Após 15 dias de folga, é bom a gente retomar a nossa casa e agora num ambiente muito acolhedor e propício para dar treinamento de alto nível, que é o clube do Sesi Votorantim, o que é muito bacana. A expectativa é de que esse seja um ano produtivo e ainda mais que o ano passado, porque estamos com uma equipe boa e estrutura excelente, dada a parceria com a Prefeitura de Sorocaba e SESI-SP, além dos demais parceiros. E ver os atletas voltando com essa vontade de treinar e sangue nos olhos, isso é muito bom, enche os olhos!
Pela avaliação física já notei que eles voltaram um pouco pior do que terminaram o ano, comparando com eles mesmos, mas era previsto que eles perdessem um pouco de qualidade e eu até achei que fossem voltar ainda mais destreinados, mas foi bem menor essa perca, dada a disciplina que mantiveram.
Espero que a gente possa desenvolver o trabalho novamente e que os atletas possam crescer, porque é um grupo muito forte e que merece ser feliz. Então, vamos trabalhar, que 2024 vai fazer com que Sorocaba prospere ainda mais!”, comentou o Prof. Vladimir de Godoi.
 
A atleta Laryssa Galdino fez o seguinte comentário sobre a volta: “Foi muito bom retornar aos treinos, pois esses 15 dias de recesso já foram o suficiente para me deixar com saudades do esporte e dessa rotina, mas o descanso também foi necessário para que eu voltasse ainda mais focada e sedenta por vitórias e crescimento em 2024. E a avaliação física no sábado me ajudou a identificar o que melhorei desde o ano passado e o que ainda preciso trabalhar e desenvolver durante esse ano para alcançar meus objetivos e um bom desempenho.”
 
O experiente atleta, Leandro Coelho, falou um pouco de suas promessas para o ano: “A expectativa para a temporada é a melhor possível, ansioso com a migração do boxe olímpico ao boxe profissional, em começar uma nova fase como atleta. Com a energia recarregada nas férias, agora é organizar os objetivos e dar sequência ao trabalho.”



79 visualizações6 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page