top of page
Buscar
Foto do escritorLaryssa Galdino

Alunos de Projeto Social avançam de nível na Graduação LISOBOXE

Alunos graduados juntamente com seus instrutores
A Liga Sorocabana de Boxe, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba através da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), realizou no último domingo, dia 29 de setembro, a Graduação de 16 alunos no Centro Esportivo “Francisco Lisboa”, no Maria Eugênia. O evento faz parte do calendário do projeto “Boxe: Uma luz para o Futuro” desde a criação da LiSoBoxe em 2005 e permanece acontecendo a cada 2 meses, transformando-se numa verdadeira tradição.
O “Boxe: Uma luz para o Futuro” é um projeto social em parceria com a Sequav, que visa massificar a nobre arte e alcançar pessoas em situação de risco, para que se tornem indivíduos e cidadãos melhores, aprendendo sobre a importância do cuidado com o corpo, mente e princípios como o respeito, disciplina, dentre outros benefícios. Atualmente, está inserido em 7 núcleos espalhados por Sorocaba e Votorantim: C.E. Dr. Pitico (Vila Angélica), C.E. Francisco Lisboa (Maria Eugênia), C.E. Padre André Pieroni (Jardim Simus), Espaço Filadelfia (Aparecidinha), C.E. Joaquim Martins (Brigadeiro Tobias), CIEL Aluísio de Almeida (Vila Santana) e SESI Votorantim, atendendo desde crianças a partir de 6 anos até adultos.
Instrutor Vitor Melo avaliando os alunos
A graduação foi criada com o objetivo dos alunos, principalmente do projeto social, testarem as habilidades adquiridas nas aulas. Esses testes são feitos através de uma avaliação de professores e instrutores responsáveis, baseados na metodologia LISOBOXE, criada pelo Professor Vladimir Juliano de Godoi, que estrutura o desenvolvimento dos alunos em 4 níveis de aprendizagem: adaptação, iniciação, aperfeiçoamento e treinamento, visto que o aprendizado dos fundamentos do boxe é mais eficiente quando dividido em processos pedagógicos, orientados pela pedagogia do esporte.
Em todas essas etapas são exigidas dos alunos a execução da técnica, aplicação dessa técnica e condicionamento físico, além do conhecimento teórico sobre os princípios e regras de convívio ensinados pela Liga, além das regras básicas do esporte, com o nível de exigência variando de acordo com a faixa etária e patamar de graduação do aluno.
Instrutores avaliando seus alunos
Neste final de semana, foram graduados 16 alunos que frequentam as aulas no Centro Esportivo Maria Eugênia e no Centro Esportivo Doutor Pitico, onde todos concluíram o primeiro nível de aprendizagem da metodologia e finalizaram a etapa de adaptação. Na turma infantil são avaliadas as capacidades de pular corda (exercício para coordenação motora, que influencia na movimentação no boxe), sombra (movimentar e aplicar golpes livres no ar, imaginando sua sombra como um adversário), escola de boxe (desenvolver os comandos e sequências de golpes ou movimentos exigidos pelo professor) e aplicar essas técnicas no saco de pancada, além do conhecimento das regras básicas de convívio nas aulas LISOBOXE. Já na turma juvenil/adulto também realizaram a escola de boxe, sombra e corda, somado a escola de combate (simulação em dupla de um combate, aplicando sequências de golpes e movimentos pré-estabelecidos) e preparação física (flexões de braço e abdominais), além do conhecimento das regras de convívio e da modalidade.
Mas a parte principal do evento é o encerramento, quando todos os alunos, professores, instrutores e familiares se reúnem para celebrar a conquista dos participantes, com a entrega do certificado de graduado. Com isso, o evento faz com que ampliem seus círculos sociais e as experiências esportivas, marcando a evolução dos alunos e garantindo a continuidade no aprendizado da nobre arte do boxe, para chegarem ao próximo nível de graduado.
Este trabalho é feito com o apoio da Prefeitura de Sorocaba através da Sequav, SESI-SP, Organização Contábil Sorocaba, Ghimper Academias, Adidas Combat Sport, MKS Combat e Centro Avançado de Ortopedia.
19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page