top of page
Buscar

ABNER ESTREIA NO PANAMERICANO 2023


Os Jogos Pan-Americanos 2023 está sendo realizado de 19 de outubro a 5 de novembro na capital do Chile, Santiago e se trata de uma das competições multiesportivas mais conhecidas do mundo, no qual reúne atletas da América Central, América do Norte e América do Sul a cada quatro anos, no ano que antecede os Jogos Olímpicos. Isso também se deve ao fato de que em algumas modalidades olímpicas o Pan-Americano vale a classificação direta para os Jogos Olímpicos 2024.


Dentre essas modalidades está o Boxe, no qual este é o único campeonato continental que distribui vagas Olímpicas para os Jogos Olímpicos Paris 2024. Esse ano, a competição conta com 130 boxeadores de 28 países, distribuídos em 13 categorias de pesos, sendo 7 masculinas e 6 femininas. Serão distribuídas duas vagas por categoria de peso, com exceção do 57kg e 60kg femininos, que concederão quatro vagas. Ou seja, para a maioria dos atletas, é necessário chegar à final.


Depois do Pan, os brasileiros que não assegurarem a classificação em suas categorias de peso terão mais duas tentativas com os torneios classificatórios globais, que deverão ser realizados no primeiro semestre de 2024 e distribuirão as cotas restantes.

O time Brasil está participando da competição com treze pugilistas e dentre eles, na categoria +92kg, está o sorocabano e medalhista olímpico em Tóquio 2020, Abner Teixeira da Silva Junior, que iniciou sua carreira no Boxe por meio do projeto social “Boxe: Uma Luz para o Futuro”, realizado pela Liga Sorocabana de Boxe (Lisoboxe) nos Centros Esportivos da cidade de Sorocaba e posteriormente, integrou a equipe principal da Lisoboxe, no qual foi formado por seu primeiro treinador Vladimir Juliano de Godoi.

Abner estreia nos Pan-Americanos 2023 nas quartas de final, ou seja, precisa de duas vitórias para obter a vaga olímpica e sua primeira luta acontece na manhã do dia 24 de outubro (próxima terça-feira), enfrentando o mexicano Javier Hernandez. O brasileiro está confiante no trabalho que vem realizando em sua preparação e no potencial que possui para alcançar mais esse título, mas relata não ser sua primeira disputa com Javier e que se trata de um grande e forte adversário, logo, não será uma luta fácil.


O combate entre os pesos super pesados, Abner e Javier, será transmitido ao vivo pelo canal no Youtube do Time Brasil: https://www.youtube.com/@TimeBrasil e pelo Site do Canal Olímpico do Brasil: https://www.canalolimpicodobrasil.com.br/?fbclid=PAAaZKWfbSwrD0XU331x6XM2P2oEkXYNQmoMcL7Ua5Ig3C3-9Q5TL_boOKxoA




COMENTÁRIO – PROF. VLADIMIR GODOI: “Nós estamos torcendo pela equipe olímpica e pelo boxe brasileiro num todo, em especial pelo Abner, que vai ter uma luta contra o mexicano, que é uma escola forte do boxe na América. Mas hoje o Boxe brasileiro também é respeitado no mundo, na última década o boxe brasileiro cresceu muito.

O Abner já é um atleta de alto nível, um dos principais da categoria dele, então ele entra com todas as chances de fazer uma boa luta e passar. Por isso, vale bastante a nossa torcida, para que ele possa desempenhar o boxe dele o melhor possível e conquistar essa vitória.”


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page