top of page
Buscar

1° COMEMORAÇÃO AO DIA DO BOXEADOR SOROCABANO



Sábado, dia 24 de fevereiro, foi comemorado o primeiro “Dia do Boxeador Sorocabano”, lei municipal criada recentemente pela câmara municipal a pedido do Vereador Dylan Dantas e sancionada pelo Prefeito Rodrigo Manga no final de 2023. Para celebrar essa data tão importante, a Liga Sorocabana de Boxe realizou, em parceria com a prefeitura de Sorocaba, através da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida e dos seus demais parceiros, um Workshop de Boxe aberto ao público, que ocorreu das 14h às 16h, no Centro Esportivo Maria Eugênia e reuniu diversos boxeadores, praticantes e admiradores da nobre arte.
O workshop foi ministrado pela comissão técnica da LISOBOXE, composta pelos professores Vladimir Juliano de Godoi e Juliano Ilário Ramos, que comandaram uma vivência prática de boxe para os interessados pela modalidade, atraindo homens e mulheres de diferentes faixas etárias, com experiência ou não; paralelamente, os atletas da LISOBOXE realizaram um treino aberto, que foi presenciado por Pedro Pereira de Souza – profissional de Educação Física, Presidente do Panathlon Brasil, ex-Secretário de Esportes de Sorocaba e atual Diretor do CREF4 Sorocaba e por Dylan Roberto Viana Dantas - vereador de Sorocaba e criador da lei para o “Dia do Boxeador Sorocabano”.


Ao final das atividades práticas, os professores, juntamente com Pedro Pereira e o vereador Dylan realizaram um bate-papo, enfatizando a importância e finalidade desta data comemorativa, elaborada para todos prestigiarem e valorizarem ainda mais o Boxe sorocabano, resgatando a história deste esporte na cidade, reconhecendo a relevância desse esporte para a valorização da cultura e da saúde no município e promovendo o Boxe e os atletas sorocabanos.
Hoje Sorocaba é uma referência nacional no Boxe, com o reconhecimento do boxeador Abner Teixeira da Silva Junior, atleta e medalhista olímpico, com a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tókio em 2020 e classificação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, e com o Professor Vladimir Juliano de Godoi, fundador, coordenador técnico e gestor da LISOBOXE, ex-técnico da seleção brasileira de Boxe, integrante de uma das sete cadeiras da Academia Brasileira de Treinadores do COB - Comitê Olímpico Brasileiro, na modalidade do Boxe e Delegado do CREF4/SP.
Vale evidenciar diversos outros nomes que também são homenageados nesta data, pois ficaram na história e honraram a cidade de Sorocaba em competições nacionais e mundiais, como Júlio Alcalay (o pioneiro do Boxe em Sorocaba), Lucas França, Fábio Maldonado, Juliano Ramos, Leandro Coelho, Luís Carvalho, Leandro Rufino, Paulo Soares, Lucas Alvarenga, e as atletas Conceição da Silva e Laryssa Galdino, assim como muitos outros que pertencem a essa história.
A LISOBOXE – Liga Sorocabana de Boxe & Artes Marciais conta com o apoio/patrocínio da Prefeitura de Sorocaba através da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida – SEQUAV, do SESI-SP, Ghimper Academias, Organização Contábil Sorocaba, Adidas Combat Sport, MKS Combat e Centro Avançado de Ortopedia/Instituto do joelho de Sorocaba.

O atleta Leandro Coelho comentou: “Foi um evento muito bacana, onde pudemos ver o quanto o boxe agrega em diversas classes da sociedade Sorocabana, pessoas de idades distintas, crianças, jovens e idosos em um mesmo local, foi de suma importância para podermos ter a noção do impacto positivo que o boxe e o nosso trabalho vêm fazendo na sociedade. E ter um dia em homenagem a todos os boxeadores Sorocabanos demonstra o quanto o trabalho e a fomentação do esporte foi e é importante para a cidade, fazer parte dessa história é muito gratificante.”.

Já a atleta Laryssa Galdino disse: “Desde que a lei do ‘Dia do Boxeador Sorocabano’ foi instituída e eu li que o meu nome foi citado, já me senti extremamente grata pelo reconhecimento, pois para mim é uma honra representar a cidade de Sorocaba em cima do ringue, ainda mais por ser uma cidade que valoriza e ‘respira esporte’. Celebrar essa data no sábado fazendo o que amo, foi muito bom e esperamos que a cada ano o Boxe Sorocabano seja mais visado, valorizado e praticado na cidade.”
 
O atleta Alisson Ribeiro fez o seguinte comentário: “Um evento muito gratificante para todos nós que praticamos a nobre arte, tanto para os atletas, como para os amantes da modalidade, com uma representatividade grande da Lisoboxe no cenário sorocabano. O evento homenageou não somente os atletas, mas todos os praticantes da modalidade, seja por hobby ou para competir e se estabelecerá na cidade como forma de homenagem a todos nós!”

O atleta Yuri Gomes falou: “O evento foi ótimo, foi muito bom reunir e treinar com atletas e aspirantes amantes da nobre arte aqui da nossa região e essa data ainda vai ser muito celebrada!”.
 
A aluna Heloísa Puglia também fez um comentário: “Eu achei muito bom o evento e as aulas do Professor Juliano são sempre muito boas, na vivência consegui ter mais noção de como é enfrentar alguém num combate e ao mesmo tempo foi divertido interagir com o pessoal.”.






44 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

3 comentários


Foi muito bom estar presente nesse dia memorável. Que enobrece e homenageia todo o trabalho duro e dedicação de cada indivíduo que está comprometido de corpo e alma com a nobre arte. BOXE!!!

Curtir

Laryssa Galdino
Laryssa Galdino
27 de fev.

Foi maravilhoso comemorar essa data tão especial com essa equipe excelente👊🏽🤩

Curtir

Rafael Gomes
Rafael Gomes
27 de fev.

orgulho de fazer parte desse trabalho incrível 🔥

Curtir
bottom of page