top of page
Buscar

ÚLTIMO “LISOBOXE NAS ESCOLAS” DO ANO ATENDEU MAIS DE 90 CRIANÇAS



Nesta quarta-feira, dia 22 de novembro, a Liga Sorocabana de Boxe realizou o último “Lisoboxe nas escolas” do ano, na Escola Municipal Duljara Fernandes de Oliveira, instituição de ensino que é referência na região e está localizada Rua Mobil Lopes de Oliveira, 51 - Jardim Santo Amaro, zona norte de Sorocaba.

O “Lisoboxe nas escolas” foi criado em 2004 pelo Professor Vladimir Juliano de Godoi com o intuito de massificar e expandir o boxe no meio escolar, através de vivências ao esporte para crianças e adolescentes, utilizando atividades lúdicas e dinâmicas direcionadas para cada faixa etária, desmistificando a crença popular de que o boxe é um esporte violento e que não pode ser praticado por esses públicos.

Somente em 2023, o projeto levou o boxe à mais de 800 crianças e adolescentes nas 10 escolas em que apresentou o projeto, dentre elas escolas municipais, estaduais e até ETEC (Escola Técnica Estadual). E para que este projeto ocorra, vale destacar a fundamental parceria da Liga Sorocabana de Boxe com a Secretaria Municipal da Educação de Sorocaba (SEDU), mais especificamente, com o Projeto “Eu

pratico” - Esporte Educacional Escolar, uma vez que este visa, entre outros, ofertar a prática esportiva educacional em algumas escolas da rede municipal de Sorocaba no contraturno escolar.

Na E.M. Duljara Fernandes de Oliveira, a vivência foi realizada no período da tarde, das 13 às 14h e foram atendidos cerca de 90 alunos do 4° ano do ensino fundamental I. Durante este período, a criançada aprendeu um pouco do que é o Boxe, a história da modalidade e sua chegada no Brasil, quem foram os principais boxeadores do Brasil e do mundo, além de conhecerem um pouco sobre a Liga Sorocabana de Boxe e o trabalho que realiza desde 2004.

Em seguida, aprenderam e praticaram os fundamentos básicos do boxe: golpes retos (jab e direto) e curvos (ganchos e cruzados) e movimentação das pernas; praticaram também alguns jogos e brincadeiras que simulam combates de forma extrovertida. Logo depois, houve uma breve demonstração de uma luta oficial, feita por dois atletas da equipe, assim as crianças puderam assistir à apresentação, entender um pouco das regras da modalidade e conhecerem os principais materiais usados nas lutas de boxe (luva, capacete, protetor bucal, bandagem, uniformes oficiais), além de que durante o combate, os alunos “assumem” o papel dos juízes e ao final da apresentação eles que decidem o atleta vencedor.

Finalizaram mostrando os materiais usados pelos atletas e consecutivamente, expuseram algumas das premiações conquistadas em suas carreiras (medalhas, troféus e cinturões).

Também deixaram um convite a todos que despertarem interesse em praticar o esporte, que podem entrar em contato com a Liga através das redes sociais (Instagram: @lisoboxe, Facebook: Liga Sorocabana de Boxe & Artes Marciais e YouTube: Liga Sorocabana de Boxe) ou diretamente nos núcleos do projeto social “Boxe: Uma luz para o futuro”, inserido nos dois principais Centros esportivos da Zona Norte de Sorocaba: C.E. Dr. Pitico – Vila Angélica, C.E. Francisco Lisboa - Maria Eugênia, além do C.E. Padre André Pieroni – Jardim Simus e Espaço Filadélfia – Aparecidinha.

Excepcionalmente nesta quarta, o evento também contou com a presença da Tv Cultura Paulista e TV Prefeitura acompanhando a atividade e gravando uma reportagem sobre esse trabalho incrível.

O atleta Yuri Gomes participou da organização do evento e comentou: “Foi incrivel e gratificante ter participado do último lisoboxe nas escolas desse ano, a experiência de estar junto com a criançada mostrando um pouco do esporte que amamos e vê-las se divertindo é sensacional.

E fazer a demonstração da luta pra eles foi muito divertido, tanto de estar ali apresentando quanto também os ver alegres e torcendo por nós.”


E o intrutor de boxe Douglas Ragi, acrescentou: “Eu achei bacana essa vivência e acho muito legal o trabalho em si, porque na época de escola eu adorava quando tinha algo diferente na escola, na aula e ter esse contato com o esporte acho bem importante para tirar alguns mitos de que o boxe é só pancadaria, mostra a parte divertida e que é para todos os públicos.

Eu acho que é um trabalho muito válido para atingir essa faixa etária e além de trazer novos alunos, tirar essa imagem ruim que o boxe tem. Mesmo que o boxe sorocabano já seja muito forte, traz mais ‘olhos’ para esse esporte.

Foi muito legal participar da exibição porque a criançada vibra e torce mesmo para os atletas. E para quem é mais próximo do esporte sabe que ali não está tendo muito contato, é mais uma brincadeira e para quem não conhece o esporte, principalmente aquela criançada vendo um pouco daquilo que eles acabaram de aprender e vivenciar na escola de boxe que eles tiveram, é bem bacana!

No intervalo de um dos rounds, um menininho chegou a falar para mim: ‘você tem que dar mais ganchos’, ou seja, o que ele tinha acabado de aprender na escola de boxe, ele estava tentando repassar para mim e é muito legal ver isso”.




3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page